quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O sobe e desce da dentadura.

Hoje o post é totalmente dedicado aos políticos! Sabemos muito bem que os coitadinhos possuem uma baita dificuldade para arrecadar votos. Acabam gastando uma fortuna de “seu” querido dinheirinho para conseguir um voto suado. O produto preferido para tal ato nobre é a dentadura. Em alguns locais do país é comum nos depararmos com o seguinte dialogo: “ Oh Zé do Caroço, cria vergonha nessa cara e vai no dentista”. Zé diz: “Eu não, eleição tá chegando, minha dentadura já tá garantida, prefiro gasta meu dinheiro com um carcanha de sapo no boteco!”
 Candidatos, tenho a solução para economizarem nesse segundo turno arrecadando o maior numero possível de votos e gastando menos. A analise gráfica! Este tipo de analise nos permite identificar tendências e comportamentos repetitivos dos preços, assim como, associar os números a acontecimentos exteriores retirando maior lucro no final.
Vamos ao nosso magnífico gráfico:
Evolução do preço da dentadura no período de seis meses.

A escala na linha vertical representa o preço fictício da dentadura e na linha horizontal o tempo. Podemos identificar todos os preços de negociação da dentadura durante um intervalo de seis meses neste gráfico. Observamos na primeira flecha negra, que ao se aproximar da eleição o preço da dentadura começa a crescer.  Opa, todos os vovôs fizeram aniversário entre maio e julho e ganharam uma linda dentadura de presente? Com certeza não, com a aproximação do primeiro turno as dentaduras começaram a ser vendidas com mais intensidade. Identificamos um evento! As dentaduras valorizaram porque havia mais candidatos comprando para oferecer aos seus eleitores. Com a fartura de compradores o comerciante de dentaduras pode se dar ao luxo de aumentar o preço sem que suas vendas caiam.
Na segunda seta, identificamos um segundo evento. O segundo turno confirmado. O preço sofre outro salto pela mesma causa do primeiro. Qual seria a conclusão que podemos tirar disso? Sendo a eleição um evento que é de conhecimento de todos, para economizar os políticos deveriam ter antecipado suas compras no momento em que preço ainda não tinha sofrido a ação do primeiro evento. Para os vendedores de dentadura a melhor solução é vender na alta, após os eventos.
Caso você conheça um Zé do Caroço, seja solidário não votando em seu candidato. Já temos eleitores e politicos banguelas demais neste país.

2 comentários:

  1. Demais!!

    O texto oferece uma dica valiosa: ficar de olho no mercado, atento aos eventos que possam influenciar direta ou indiretamente no mesmo.
    O exemplo do post mostra como um evento de conflito de interesses fragiliza investidores desatentosou desesperados, no caso, os políticos. E acabam promovendo uma oportunidade de investimento para quem faz um planejamento estratégico.
    Quem disse que o mercado não era divertido??! rs

    Parabens pelo post, excelente texto!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog!
    Reamente tem textos muito bons aqui!
    Grande abraço,
    Jones

    ResponderExcluir