quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O mercado financeiro é Emo?!?!


O que?!. Ou como disse um amigo. “ Nunca gostei dessas coisas de mercado financeiro, agora que eu não quero saber mesmo! Até nessa coisa tem Emo”. Não é bem por ai, e reformulando, essa designação ao mercado não é pejorativa, tá meus caros amigos Emos. Podem ficar tranquilos que não vão precisar me xingar muito no Twiter.
Então partimos da definição do que é Emo:
“Emo ou Emocore (abreviação do inglês emotional hardcore) é um gênero de música derivado do hardcore punk. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, DC que compunham num lirismo mais emotivo.”
Ou seja, Emo é uma pessoa que tem as emoções a flor da pele, suas reações a acontecimentos exteriores e interiores de sua vida são mais sensíveis . Vou me ater somente a esta definição da tribo Emo, pois temo pela vida de meu blog.
Ok, muito bom, até agora só blablablá e nada de explanação. Pois então, o mercado financeiro é genericamente toda relação que envolva a troca de “dinheiro” entre pessoas. Podemos citar como exemplo a bolsa de valores, ou o mercado imobiliário e o cambio entre países. Mais uma pergunta. O mercado financeiro é constituído de que? Ai está você meu amigo, sentado na frente do computador, lendo essa enrolação  de repente pula da cadeira e tem um clique. “ Eu sou o mercado financeiro!”
Sim, sim, o mercado financeiro  é formado por pessoas de carne e osso. “Então quer dizer que eu sou um Emo?” Não é bem por ai, mas imaginamos uma imensidão de pessoas que formam o mercado financeiro, comprando, vendendo e emprestando a todo vapor. Todos temos sentimentos e boa parte das vezes somos guiados por eles. Estes sentimentos podem desencadear uma mudança no mercado. Vamos a situação atual. O mercado imobiliário esta quentíssimo. O custo do aluguel está alto e tende a crescer ainda mais. Mais por que tende a crescer? Porque as pessoas tem a confiança e o sentimento de que o mercado esta em alta e que tudo esta ocorrendo bem. O sentimento pode mudar para um cenário pessimista acarretando uma crise, assim o preço do aluguel cairá trazendo menos lucro para quem investe nesta área. Este comportamento pode contaminar as pessoas gerando um grande efeito. Então meus amigos o mercado financeiro é Emo por estar ligado diretamente ao sentimentos das pessoas em relação ao que investem e ao seu futuro. Mas quando for investir, seja um Emo consciente, não se deixe levar pelas emoções! Sobre isto falaremos nos próximos posts.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário